quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que fazer com 1 milhão de reais Quanto é preciso poupar para chegar milionário à aposentadoria? É melhor receber uma renda vitalícia ou fazer resgates livres?

Um milhão de reais. Quem começa a levar a sério o planejamento para a aposentadoria geralmente tem essa cifra como objetivo. Isso porque, no imaginário coletivo, virar milionário significa ter uma velhice tranqüila. Há um apelo emocional no número, sem dúvida, mas 1 milhão de reais não é um valor à toa. Apenas os rendimentos de uma aplicação como essa podem ser de 60 000 reais por ano - ou 5 000 por mês -, numa projeção conservadora.

Economizar essa quantia não é fácil. Estimativas de analistas indicam que é preciso aplicar 950 reais por mês durante 30 anos para chegar aos 65 anos com 1 milhão de reais no banco, por exemplo. Só guardar dinheiro, porém, não basta. É preciso montar uma estratégia para utilizar essa poupança da melhor forma na aposentadoria. Uma decisão que o investidor precisa tomar é se ele quer receber uma renda vitalícia ou não.

Receber uma renda vitalícia significa transferir para uma seguradora os recursos que acumulou em diversas aplicações - ações, fundos, planos de previdência etc. A seguradora calcula quanto vai pagar por mês para o investidor em função de sua expectativa de vida, que é medida com base em parâmetros internacionais. Para a seguradora SulAmérica, por exemplo, a expectativa de vida de uma pessoa de 50 anos, hoje, é de 82 anos. Na ponta do lápis, isso significa que, se ele tiver 1 milhão de reais, receberá da SulAmérica uma renda vitalícia de 5 000 reais.

Essas projeções freqüentemente são alvo de críticas. Como elas são feitas com base em informações internacionais - porque não há estimativas brasileiras -, investidores e empresas dizem que elas não refletem a realidade. Por isso, muitos poupadores preferem programar seus próprios resgates, em vez de contratar uma renda vitalícia. A estratégia vale a pena para quem acredita que precisará do dinheiro que acumulou por menos tempo que o calculado pela seguradora. O investidor que tem 1 milhão de reais no banco, por exemplo, conseguiria sacar 6 000 reais por 20 anos.

..................................................................

Fonte: Exame/2005 - Giuliana Napolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário