sexta-feira, 1 de abril de 2011

ALGO SOBRE A PERSONALIDADE HUMANA

Como é visto a personalidade humana? Como é o relato do ser humano em relação à personalidade humana? Após a análise da educação, pode-se refletir sobre o comportamento que o ser humano exerce perante a sociedade em relação à conduta; pode-se, ainda, investigar a opinião humana a respeito de como vê sua própria personalidade perante a sociedade e diante de si mesmo.


O QUE PODE SE FALAR SOBRE PERSONALIDADE HUMANA?


• A personalidade é algo difícil de explicar, até para os especialistas, mas o comportamento dos indivíduos pode ser influenciado pela educação familiar.

• É o temperamento que possuímos, pode ser moldado conforme o próprio ser humano dispõe a crescer e se transformar.

• A personalidade humana está se deteriorando diante de tanta falta de ética, moral, religião e os exemplos começam na família e recaem aos mais altos escalões da sociedade.

• A personalidade pode ser moldada, assim como o ouro para se tornar valioso. Todos somos pedras brutas que devemos ser transformados para nos tornarmos seres preciosos e isto só se consegue através da educação e responsabilidade dos pais.


A PERSONALIDADE DO SER HUMANO PODE SER MUDADA COM A EDUCAÇÃO? POR QUÊ?


• Como já apontado na resposta anterior, pode sim. Pode ser que não se consiga excelentes resultados com todas as pessoas, mas o pouco resultado já deve ser considerado progresso e a educação é capaz disso.

• Certamente que sim. Porque a educação muda a visão de mundo e das coisas. Ela leva o ser humano a ter novos posicionamentos, abordagens, visões. É na maioria das vezes só pela educação que há mudança (educação familiar).

• A personalidade é algo que determina a maneira de ser da pessoa, mas através da educação é possível transformar o ser humano em uma pessoa digna, honesta e respeitada perante a sociedade.

• Pode e deve. A educação acompanhada do exemplo transforma uma personalidade. É desde pequeno que se incute a honra, a dignidade, a ética e a moral.

• A educação baseada em princípios de amor mostrando a realidade do mundo, e desenvolvendo uma consciência crítica, questionadora, com responsabilidade social, honestidade, fidelidade, princípios e valores, transformam o ser humano. A Educação vem de casa, do seio da família. A educação de um filho não é somente dar boa escola, vestir e calçar “marcas”, mas sim formar um cidadão consciente, uma pessoa digna de viver em sociedade. Infelizmente vemos tantos pais dando, dando, dando bens materiais, e o bem maior é deixado de lado, a educação, os valores que os filhos mais precisam.


A PERSONALIDADE DO SER HUMANO INFLUÊNCIA O MEIO QUE VIVE? POR QUÊ?


• Sim, porque se alguém tem poder, ou capacidade de persuasão, é capaz de impor suas idéias e convencer os outros utilizando argumentos que são convincentes. Se não fosse assim, os estelionatários fracassariam.

• Isso vai depender do tipo de personalidade do ser humano. Há aqueles que são determinantes, convincentes, gestores, líderes. Há outros que são passivos, aceitam tudo que as pessoas dizem. Dessa forma, tudo vai depender da pessoa. Mas é claro que a influência do ser humano no meio em que vive a cultura influencia, e muito, o ser humano.

• Da mesma forma que a educação muda uma personalidade, esta vai influenciar o meio em que vive. Os resultados serão colhidos por todos e este poderá ser benéfico ou não para o ser humano e para a sociedade.

• Se vivermos em uma sociedade de homens e mulheres conscientes do seu papel, seus filhos e netos serão uma cópia. Isso vale tanto para famílias conscientes em seu papel e também para famílias inconscientes. Dependendo do ambiente que a criança é criada ela terá uma direção boa ou má para seguir seu caminho.


Apreciando os comentários, observa-se novamente que a mudança do ser humano depende dele mesmo, no convívio com sua própria família, aquela que pode conduzir para a dignidade, para a moral, para a ética e transformar a sociedade em um meio gratificante de se viver. As exceções devem ser consideradas, pois pessoas que são instruídas, educadas em um lar de amor por pais corretos e respeitados, não devem ser confundidas com pessoas falsas, mentirosas, ladras e até mesmo corruptas, porque a base do ser humano é alicerçada em valores que fazem a diferença.


As avaliações de todos estes relatos levam a vários caminhos, mas todas as análises se estreitam a um único consenso: que a educação é o pilar para constituir uma sociedade honrada, com culturas verdadeiras e respeitadas nos quatro cantos do planeta terra, mas que devem iniciar nas famílias, pois é o princípio da educação do ser humano. A partir desta correção social, haverá a possibilidade de existir pessoas que consiga tornar seus sonhos realidade e estes não serem mais problemas, mas sim ideologia de vida que torna o ser humano feliz e satisfeito em fazer parte desta sociedade.


Compreender a si mesmo é vencer barreiras.

Interpretar o semelhante é conquistar ruas e ladeiras.

Sonhar por um mundo digno e fraterno é alcançar respeito, humildade, honradez através de várias maneiras.

Aceitar o próximo respeitando os seus modos é entender os sentimentos e emoções.

Amar ilimitadamente a todos é seguir os preceitos de Deus e devoção.

Crer na humildade do homem é vencer todos os obstáculos com amor e dedicação.

Agradecer as dificuldades mesmo nos momentos difíceis da situação é ser fiel na sua gratidão.

A educação é o pilar da salvação.

Relatado por pesquisados que são fiéis na sua interpretação.

Acredita na educação familiar para resolver problemas de relação.

Através da administração que servirá como alicerce para solidificar a sociedade juntamente com a Nação.

Cidadania é direito civil e político da humanidade.

Vive em democracia perante a sociedade.

Luta por classe social digna de respeito em busca da solidariedade.

Atingindo assim princípios, ética, moral para toda a comunidade.


Portanto avaliar o ser humano é imaginar um indivíduo puro e sem defeito, sublime e compassivo, amável e vitorioso, sonhador e lutador, humilde e generoso, passivo a ponto de irradiar paz, solidariedade, fraternidade para todo o seu semelhante.    Assim, teremos um mundo irradiado de felicidade onde o sonho se torna realidade para a busca de muitos que querem a ausência de conflitos e harmonia entre os povos.


RELATO FINAL DO AUTOR


Não há vida se não houver um sim de uma mãe.

Sonhar com a beleza da vida, é lutar por um mundo melhor e digno para a sociedade.

Imaginar um mundo radiado de paz é acreditar que o ser humano pode mudar.

Ver um mundo redimido da violência é saber que a paz reina no mundo todo.

Avistar pessoas amorosas e dignas para o semelhante, é ter fé na crença que pratica diariamente com a comunidade que convive.

Falar que o ser humano acredita no seu potencial, possui força de persuasão é ter certeza que ele pode se transformar para o bem da humanidade.

Acreditar em um homem justo e honesto é olhar a si mesmo e saber que pode amar o seu próximo.

Observar a beleza do amor ao próximo, é possuir Deus no coração.

Crer que as pessoas guardam no seu interior a fé de Deus é radiar bondade, solidariedade a todos que o rodeiam.

Mudar as pessoas não é tarefa da humanidade, mas sim responsabilidade de cada ser humano aceitar o seu erro e corrigi-lo sempre que for necessário.

Transformar as pessoas amável e responsável com o próximo é solução fácil de realizar! O ser humano deve ser o espelho de Deus. Ele nos deu o seu filho único para o mundo, acreditando em transformação e humildade, acabando com a ganância e com a irresponsabilidade. Conseguiu completamente? Não! Mas depende de nós seguirmos os preceitos de Deus e fazer com que o mundo se transforme em belo e feliz para vivermos. E isso está próximo de cada um de nós, sabe a onde? Dentro de nosso lar, junto de nossas famílias, só assim teremos uma humanidade justa e fraterna para o seu semelhante.

Avalie o seu comportamento, pois só assim será possível avaliar o comportamento do seu próximo.

Não julgues para ser julgado, porque para existir a paz não necessitamos de violência, mas sim compreensão dentro de nós mesmo, sendo assim não devemos julgar a conduta do próximo, devemos simplesmente julgar as ações que praticamos diariamente perante o nosso semelhante.

Portanto, reflita todas as ações praticadas no dia-a-dia, só assim será capaz de acreditar em um mundo repleto de paz, felicidade, honradez e seres humanos digno a se relacionar com o seu semelhante.

F r a t e r n i d a d e

I n t e g r i d a d e

M o r a l

Estas três palavras dizem tudo para o ser humano, a Fraternidade torna sua qualidade perfeita e aproxima da INTEGRIDADE humana perante a MORAL que adquire tão facilmente através da virtude, ética e princípio conseguido no berço da família que é o esteio do ser humano.


Se desejar um mundo Fraterno, Integro e Moralizado, não deixe acabar com o valor de sua familiar, pois é através da família que poderemos iniciar a transformação do mundo, com pessoas vacinadas com o antídoto da paz.

FIM...

Este material mostra a ação do ser humano que deve ser tomada para se corrigir e contagiar o próximo para o bem da sociedade. A leitura possibilitará desvendar atitudes simples que devemos seguir, pois está muito perto de nosso ser, sabe qual é essa atitude?


Por:  Wagner Luiz Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário